Container

Por uma sociedade mais opinativa

Climatempo

Redes Sociais

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Cultura

Prefeito abre oficialmente a 2ª Feira do Peixe

Publicado 31/03/2015

O Executivo Municipal através da Secretaria de Município da Pesca realizou nesta segunda-feira (30), a abertura oficial da 2º Feira do Peixe da Semana Santa. A 2º Edição da Feira do Peixe será realizada de 1º a 3 de abril e neste ano a feira será descentralizada, abrangendo os bairros Cassino, Centro, Cidade Nova, Getúlio Vargas, Junção, Lagoa, Mangueira, Parque Marinha, Prado, Santa Rosa, Santa Tereza, São Miguel, Vila da Quinta e Vila Maria.

Com o objetivo de organizar, capacitar e adequar às normas higiênico-sanitárias, os 35 comerciantes cadastrados participaram do curso de Boas Práticas em Manipulação de Pescado e receberam uniformes (camiseta e boné) e a estrutura (toldo, banner, recipiente para água) para a comercialização do pescado.

Nesta edição a feira contará com 45 bancas distribuídas nos 14 bairros, os 35 comerciantes cadastrados são 13 vendedores ambulantes, 12 comerciantes das Docas do Peixe, cinco peixeiros das Feiras Livres e cinco Agroindústrias Familiares. De acordo com a Secretaria da Pesca a expectativa é atingir 25 mil consumidores e chegar a 50 toneladas de pescado comercializado.

O Secretário de Município da Pesca Ederson da Silva, comentou a importante adesão por parte dos pescadores e afirmou que a feira certamente dará o retorno esperado para o setor pesqueiro. O prefeito Alexandre Lindenmeyer, destacou que o Município tem uma história e tradição pesqueira e que o Executivo em parceria com o setor deve fortalecer esta história, lembrou também da importância de fomentar o pescado na merenda escolar. 

Na mesma ocasião o prefeito Alexandre Lindenmeyer empossou à nova Secretária da Pesca Maria Odete da Rosa Pereira, a troca da pasta foi necessária, pois, o secretário Ederson da Silva realizará um mestrado.

Maria Odete da Rosa Pereira atuou como chefe do ESREG – Escritório Regional do IBAMA com sede em Rio Grande nos anos de 2004 - 2006. Foi professora universitária contratada nos anos de 2006-2008. A partir de 2008 até 2010 coordenou o Projeto Larus voltados às comunidades costeiras e desenvolvido pelo Museu Oceanográfico nos Municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Titulou-se doutora em educação ambiental em 2011 pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sua produção acadêmica tem sido voltada ao estudo das comunidades pesqueiras em especial as dificuldades e características relativas à pesca artesanal. De 2011 até os dias atuais Maria Odete trabalha como consultora e executora de programas e projetos de educação ambiental com comunidades pesqueiras no âmbito do licenciamento ambiental federal, mais especificamente nas licenças ambientais de empresas de petróleo gás nas  Bacias de Sergipe e  de Campos (RJ).

Leia mais sobre: Cultura, Rio Grande

Fonte: PMRG

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Você concorda com o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vitimas dos crimes

Resultado

Topo-978x300

Esquerda-230x400

Direita-1-184x274

Direita-2-184x360

Rodape-526x180