Container

Por uma sociedade mais opinativa

Climatempo

Redes Sociais

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Saúde

Movimento #MúltiplasRazões faz alerta sobre a esclerose múltipla

Estar atento aos sintomas leva ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, fator que pode mudar o futuro dos pacientes

Publicado 16/08/2017

Para chamar a atenção dos brasileiros e dar relevância aos pacientes que convivem com a esclerose múltipla, sociedades médicas, especialistas e associações de pacientes se uniram à Roche para lançar, em agosto de 2017, o movimento #MúltiplasRazões. A iniciativa, que se estenderá por 2018, tem como objetivo estimular o apoio aos pacientes com a doença e incentivar o debate sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.

Para marcar o início do movimento, uma atividade interativa será realizada em quatro unidades do programa Poupatempo e Shopping Villa Olímpia, em São Paulo. A atividade apresentará um espaço com informações sobre a doença e ofertará a possibilidade de se vivenciar os sintomas da esclerose múltipla, por meio da realidade virtual. O projeto, que ainda contará com ações durante o ano de 2018, tem como objetivo alertar a população e incentivá-la a procurar o especialista correto para que o diagnóstico seja precoce e assertivo. “Acreditamos que a conscientização da doença tem que ser um assunto frequente. Por isso, o Múltiplas Razões visa promover outras interações com a sociedade no decorrer do tempo”, conta Dr. Jefferson Becker, presidente do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), sociedade médica apoiadora da iniciativa.

A Esclerose Múltipla, doença complexa que afeta 35 mil¹ brasileiros, ainda é pouco conhecida e, por conta disso, os pacientes sofrem com altas cargas de preconceito, contexto que só será amenizado com a disseminação da informação. Entre os diagnosticados, três em cada quatro pacientes são mulheres e geralmente estão na faixa etária mais ativa da vida - de 20 a 40 anos, e que, por terem pouco conhecimento, não reconhecem os sintomas. “A doença ocorre quando o sistema imunológico ataca anormalmente o isolamento em torno de células nervosas no cérebro, medula espinhal e nervos ópticos, causando inflamação e danos consequentes que geram uma ampla gama de sintomas, incluindo fraqueza muscular, fadiga e dificuldade em ver, e pode, eventualmente, levar à deficiência”, explica Becker.

Apesar de não ter cura, a esclerose múltipla pode ser controlada por meio de tratamentos medicamentosos que buscam reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo do tempo, contribuindo para que o paciente não experimente a incapacitação. Entretanto, segundo o Dr. Jefferson Becker, para que os resultados sejam satisfatórios, o diagnóstico deve ser precoce, o que leva a maiores chances da personalização do tratamento e evita consequências mais danosas ao sistema nervoso.

Além do BCTRIMS, o movimento conta com o apoio das ONGs Movimento dos Portadores de Esclerose Múltipla (MOPEM), Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), Associação Mineira de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla (AMAPEM), Associação Goiana de Esclerose Múltipla (AGEM), da Roche Farma Brasil e de especialistas.

Serviço 

Agosto e setembro

Poupatempo Sé – De 21 a 26 de agosto
Endereço: Praça do Carmo, s/n - Sé, São Paulo - SP
Horário: de segunda à sexta-feira, 9 às 19 horas e sábado das 9 às 13 horas

Poupatempo Itaquera – De 28 de agosto a 02 de setembro
Endereço:  Avenida do Contorno, 60 - Itaquera, São Paulo - SP
Horário: de segunda à sexta-feira, 9 às 19 horas e sábado das 9 às 13 horas

Shopping Vila Olímpia – De 4 a 9 de setembro
Endereço:  Rua Olimpíadas, 360 - Vila Olímpia, São Paulo - SP
Horário: de segunda a sábado das 11 às 19h30 

* Neste dia, além da ação com realidade virtual, também estarão presentes médicos especialistas disponíveis para tirar dúvidas do público e da imprensa.

 

Poupatempo Guarulhos – De 11 a 16 de setembro
Endereço:  Rua José Campanella, 189 - Macedo, Guarulhos - SP
Horário: de segunda à sexta-feira, 9 às 19 horas e sábado das 9 às 13 horas

Poupatempo Santo Amaro – De 18 a 23 de setembro
Endereço:  Rua Amador Bueno, 258 - Santo Amaro, São Paulo - SP
Horário: de segunda à sexta-feira, das 9 às 19 horas e sábado das 9 às 13 horas

Leia mais sobre: Saúde

Fonte: Tatiane Pellegrino

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Você concorda com o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vitimas dos crimes

Resultado

Topo-978x300

Esquerda-230x400

Direita-1-184x274

Direita-2-184x360

Rodape-526x180