Container

Por uma sociedade mais opinativa

Climatempo

Redes Sociais

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Rio Grande

Mostra das Escolas de Educação Profissional inicia nesta quarta-feira

Publicado 16/08/2017

Começa nesta quarta-feira (16) a segunda das sete finais da 14ª edição da Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP), reunindo os melhores trabalhos de estudantes do setor. O evento será realizado no Praça Rio Grande Shopping e contará com os classificados do Núcleo 5, compreendendo as Coordenadorias Regionais de Educação 10 (Alegrete), 13 (Caçapava do Sul, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul) e 18 (Rio Grande).

 

A MEP abre a visitação nesta quarta-feira (16), às 14h, contando com 40 estandes. A a cerimônia de abertura acontecerá no primeiro dia, às 18h. Na quinta-feira, dia em que os avaliadores analisarão os trabalhos, a Mostra estará aberta das 10h às 21h. Já no terceiro dia, a visitação será das 10h às 12h, os vencedores serão conhecidos às 14h, quando haverá a solenidade de premiação. Entre estudantes, professores, jurados e organizadores, a MEP reúne mais de 120 pessoas. Pelo menos outras mil devem comparecer, a maioria alunos das escolas públicas da região.


Os ganhadores de cada Núcleo serão premiados com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 23 a 27 de outubro, cujos critérios serão encaminhados às CREs até o dia 10 de setembro. "O maior benefício da MEP é o estímulo que dá à pesquisa, algo tão necessário ao nosso país", lembra a diretora técnica da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), que faz parte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mara Zuraski.

 

Os trabalhos das escolas profissionais começam logo no início do ano letivo. Os alunos recebem um tema e passam a desenvolvê-lo, coordenados por professores. Eles criam equipamentos, adaptam máquinas e fazem estudos científicos para projetar novas ferramentas dos mais diversos setores. Este ano, o tema escolhido foi Startup - Novos Horizontes para nossa Escola, Município e Região.


As 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) são divididas em sete núcleos de quatro ou cinco CREs. Cada escola pode inscrever um trabalho, a ser avaliado por especialistas. Esse júri pode selecionar até 40 trabalhos que vão para a final, quando um novo corpo de jurados, formado por professores, empresários e conhecedores do setor, escolherá o campeão e o vice.


Cada equipe diretiva inscreveu projetos de acordo com o eixo: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Leia mais sobre: Rio Grande

Fonte: Alan Bastos

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Você concorda com o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vitimas dos crimes

Resultado

Topo-978x300

Esquerda-230x400

Direita-1-184x274

Direita-2-184x360

Rodape-526x180