Container

Por uma sociedade mais opinativa

Climatempo

Redes Sociais

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Saúde

Filtro solar: Entenda porquê reaplicar o produto é importante

Publicado 11/02/2019

Vai sair de casa? Não importa o destino: use protetor solar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30 e a reaplicação num período de aproximadamente duas horas. Mas você já parou para pensar no porquê? A dermatologista Ivana Garcia explica.

 “É necessário reaplicar porque maioria dos protetores solares que a gente tem aqui no Brasil eles são uma composição de protetor físico e químico. E essa proteção química é uma reação química que ela tem uma durabilidade de efeito. Então geralmente a média é que a cada duas horas essa reação química perde efeito e precisa ser aplicada para voltar a funcionar”.

Se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada, o produto deve ser reaplicado – mesmo se o tempo for menor que duas horas. O ideal é que a pele esteja protegida pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Vale lembrar que a quantidade de produto utilizada também influencia na proteção. Ouça a dica da especialista: 

 “ A gente costuma indicar uma regra que chama ‘regra da colher de chá’. A gente vai contar uma quantidade mais ou menos de colher de chá para cada região do corpo. Então no rosto a gente fala para usar uma colher de chá aí uma colher de chá pro tórax uma colher de chá para parte de trás da Costa uma colher de chá para cada braço e uma colher de chá para cada perna. Isso geralmente é calculado para adulto. Criança, lógico que tem a ver com a quantidade de superfície corporal, aí dá para usar um pouquinho menos”.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de filtro solar mesmo quanto o dia estiver frio ou nublado. Acontece mesmo em dias como esses, a radiação UV atravessa as nuvens. O uso do protetor solar é fundamental para evitar o câncer de pele que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Leia mais sobre: Saúde

Fonte: Aline do Valle.

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Você concorda com o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vitimas dos crimes

Resultado

Topo-978x300

Esquerda-230x400

Direita-1-184x274

Direita-2-184x360

Rodape-526x180